"Uma vida sem desafios não vale a pena ser vivida!"

SOTA Watch 

GPS

GITEI

Spiderbeam

Map

QSL printing

 SOTA Mapping

 Adventureradio

 Desnível                Portugal          

    

 
     

 

SOTA International Links                            

SOTA Portugal

Um Desafio

Referências de Portugal

Guia de Operação

Como se iniciar

Regras 

Radioamadorismo

Equipamento

Diplomas e Troféos

Manual do SOTA

Guia do Activador

Metereologia

Perigos

 

Troféu Anual SOTA Portugal

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

                                                                
Guia de Operação

Todos os modos de Operação serão válidos para o programa SOTA. Pode-se utilizar qualquer equipamento de radioamador desde que cumpra com as condições de utilização da respectiva Licença do Operador.

Existe um sistema de Pontuação, geralmente relacionado com a altura do cume ou pico da montanha.

Para o efeito deverá consultar o Manual ARM. Existem alguns Bónus (pontos EXTRA) para os “Activadores” que activem cumes em determinados períodos do ano. Todos esses detalhes podem ser obtidos no Manual ARM .

Como “Activador”, deve operar em local com segurança .

Evite qualquer dano ou alterações na Montanha, construções , edifícios. Etc

Não deverá deixar lixo e sempre com a preocupação de deixar o local “melhor do que o encontrou” .

Seja respeitador com outras pessoas que possam também estar no cume ou na montanha, evitando cruzar espias e antenas e estorvando a passagem, utilize auscultadores em vez de altifalantes.

Assegure-se de que está preparado para enfrentar uma Expedição, tenha em conta o terreno, condições climatéricas , baixas temperaturas se for o caso.  

Registe a sua actividade em fotografias ou vídeo. 

Ajude a divulgar o Património Natural de Portugal.

Tente tomar nota e registo de pontos de interesse para uma Rota a ser usada por outros "Activadores".

 

Lembre-se que realiza uma Activação/expedição sob a sua inteira responsabilidade e que o Programa SOTA não se responsabiliza nem assume qualquer compromisso ou responsabilidade por danos pessoais nem por nenhuma outra perdida.  

Avisos Importantes:

Não tome riscos desnecessários escolhendo  rotas longas ou difíceis .Se sentir que não está preparado e inseguro para alterar  a planta do percurso e se der conta que

Tem dúvidas …

Deixe de ter Dúvidas ! e procure a alguém que saiba: Peça ajuda ou opinião a uma pessoa responsável e ou  melhor  ainda, com um amador companheiro que seja um « Activador »  SOTA. Deve incluir  todos os detalhes na sua rota pretendida e a escolha da época é importante e não esqueça de calcular  também o tempo estimado para o regresso. Deve levar consigo e deixar a outros amadores uma lista de freqüências em que  provávelmente poderá  ser encontrado, incluindo as de amador, os canais de VHF, UHF e até mesmo PMR  e os número de telefome móvel.  Também é aconselhável deixar  esta informação visível no formato estandarizado, na minha viatura.

O sistema da mancha de SOTA pode criar uma história do seus movimentos. Assegure-se de que quem o acompanha via rádio osaiba alcançar, se o pior acontecer.

Não altere o percurso e a rota marcada anunciada  anteriormente, sem notificação e não avance acima do cume,picvo ou íngreme, não siga para posição desconhecida a um ponto onde você não possa inverter seus movimentos.

Deve levar consigo um telefone móvel com a bateria devidamente carregado, e deverá  deixá-lo ligado o dia inteiro.    Pode ser possível que as autoridades possam obter a sua localização  numa emergência.   Como a cobertura do telefone móvel pode ser escassa em áreas remotas, mesmo em alguns cumes, picos, assim não confie nele (ou no rádio); embora possa ter conhecimento do local e  dos canais do repetidor de 2m/de 70cm; Os códigos de CTCSS podem ser cruciais.

Se você está atrasado seriamente (e você tem os seus  meios) deve informar o mais rapidamente possível a sua  base ou a polícia de modo que o serviço de salvamento da montanha não seja chamado desnecessariamente. O mesmo se aplica quando alcançamos apoio ou estamos em segurança. 

As emergências foram declaradas repetidamente porque alguém se esqueceu dizer que eram seguras.

A activação: Tente evitar o vento. As temperaturas em altitude são difíceis de suportar por muito tempo. Lembre-se também que quanto mais for a altitude mais o se torna o rare feito,e difícil de respirar.            

As « paredes » são um luxo; sentar-se ligeiramente abaixo de uma inclinação pode ajudar, procurar a protecção num rochedo .Muitos « Activadores » usaram guarda-chuvas grandes e fortes, houve quem tenha feito os primeiros  1000 pontos como activador, nessas condições. É rápido de montar, pesa uns 800 Gramas e cintas à parte externa do bloco. Existem abrigos de praia, mas na generalidade são grandes e pesados e a sua confecção não é a mais aproriada para a montanha. Existem muitas opções no mercado, pois a actividade de Caminhada, Montanhismo , Escalada e o vulgar « Trekking » possuem cada vez mais entusiastas e praticantes

Os abrigos de tipo Bothy (tendas tipo IGLO) são muito populares e em 2 a 3 segundos desdobram-se muito rapidamente. Não devemos esqueçer de um Mapa detalhado da Região e com os trilhos definidos. Temos ter em conta que caso seja para pernoitar e fazer rádio convém estar o mais cómodo possivel para evitar caimbras , a rigidez dos pés e a refrigeração severa podem golpear. A roupa extra também poderá ser útil, comer algo, (barritas energéticas)  e ajustar-se ao ritmo e sem pressas, temos que saber que temos todo o tempo para disfrutar ao máximo da montanha. Se estiver já um pouco cansado, levante-se e ponha-se andar e faça um pouco exercícios. E se der conta que está cansado pois dê por terminada a operação e regresse. Os caçadores compreenderão.

Muitos « ACTIVADORES » com o objectivo de dar a muitos « CAÇADORES » determinado Pico ou Cume, chegaram a exaustão , os dentes tiritando e tremendo de frio quase chegando a hipotremia perdendo as faculdades de operar em Fonia (SSB) e mesmo em Telegrafia (CW)

O rádio exige sua atenção mas o seu corpo precisa demasiada  consideração 

Esteja pronto para encurtar ou abortar a activação se sentir  ameaçado por circunstâncias tais como as condições adversas do tempo.

      Faça aqui o Download do SOTA Guia do Activador        

                                                                                                            

              

Trilhos e Rotas

Eis a Aventura! Além do radio amadorismo o Activador é confrontado com outras actividades como orientação, ler mapas e elaborar rotas.

Preparação SOTA

Leve consigo o mínimo possivel de material , mas que tenha sido testado e preparado. Não leve baterias ou pilhas descarregadas.Elabore uma lista de material de modo a não se esquecer de nada.

Operação SOTA

Para activar um determinado pico, informe os colegas da região e leve consigo um portátil de VHF ou UHF para o acompanharem no percurso

Percurso SOTA

Procure estabelecer uma rota , utilize todos os meios, tais como o google earth ou outros, estude bem o percurso que o levará ao pico.

A escolha da Referência

Lembre-se que por vezes a distância a percorrer para chegar a um determinado ponto, parece mais simples do que a realidade.

Tome Nota da Referência que pretende activar e confirme sempre as coordenadas. 

Estabelecer ROTAS

Além do GPS leve consigo um mapa com a rota e detalhes.  Seja prudente com estas informações.  

 

 

                                                                 Copyright SOTA Portuguese Association.com 2011. All Rights Reserved.