"Uma vida sem desafios não vale a pena ser vivida!"

 

 

 

 

SOTA Watch 

GPS

GITEI

Spiderbeam

Map

QSL printing

 SOTA Mapping

 Adventureradio

 Desnível                Portugal          
 
 
     

 

SOTA International Links                            

SOTA Portugal

Um Desafio

Referências de Portugal 

Guia de Operação

Como se iniciar

Regras 

Radioamadorismo

Equipamento

Diplomas e Troféos

Manual do SOTA

Guia do Activador

Metereologia

Perigos

 
 

Troféu Anual SOTA Portugal

 
 
 
 

 

 

 

 

 

 

 

 
 

                                                                                                                                              
Regras de "Ouro" para o Activador          

                                                                                                                   
 A activação: Tente evitar o vento. As temperaturas em altitude são difíceis de suportar por muito tempo. Lembre-se também que quanto mais for a altitude mais se torna o rare feito,e por isso difícil de respirar. 
As « paredes » são um luxo; sentar-se ligeiramente abaixo de uma inclinação pode ajudar, procure a protecção num rochedo. Muitos « Activadores » usaram guarda-chuvas grandes e fortes, houve quem tenha feito os primeiros  1000 pontos como activador, nessas condições. É rápido de montar, pesa uns 800 Gramas . Existem abrigos de praia, mas na generalidade são grandes e pesados e a sua confecção não é a mais apropriada para a montanha. Existem muitas opções no mercado, pois a actividade de Caminhada, Escalada e o vulgar « Trekking » tem cada vez mais entusiastas e praticantes.

Podem Consultar este Excelente Blog com Dicas para Iniciação ao Montanhismo Aventuras D'ouro

Os abrigos de  tipo IGLO (tendasBothy ) são muito populares e em 2 a 3 segundos desdobram-se muito rápidamente. Não devemos esquecer de um Mapa detalhado da Região e com os trilhos definidos. Temos ter em conta que caso seja para pernoitar e fazer rádio convém estar o mais cómodo possível para evitar cãmbrias , a rigidez dos pés e a refrigeração severa podem golpear. A roupa extra também poderá ser útil, comer algo, (barritas energéticas)  e ajustar-se ao ritmo e sem pressas, temos que saber que temos todo o tempo para disfrutar ao máximo da montanha. Se estiver já um pouco cansado, levante-se e ponha-se andar e faça um pouco de exercícios. E se der conta que está cansado pois dê por terminada a operação e regresse. Os caçadores compreenderão.

Muitos « ACTIVADORES » com o objectivo de dar a muitos « CAÇADORES » determinado Pico ou Cume, chegaram a exaustão , os dentes tiritando e tremendo de frio quase chegando a hipotermia perdendo as faculdades de operar em Fonia (SSB) e mesmo em Telegrafia (CW)

A rádio exige sua atenção mas o seu corpo precisa demasiada  consideração .

Esteja pronto para encurtar ou abortar a activação se sentir  ameaçado por circunstâncias tais como condições adversas do tempo.  

Primeiros socorros: Leve consigo  um pequeno jogo de primeiros socorros pequeno (por exemplo Clorin, Adesivos para calos (Dr. Scholl) Salompas para dor Muscular, Antiséptico (Povidini) Aspirina, Pastilha tipo ENO para o estômago, Algodão/Gaze, relaxante muscular (tipo ou nas lojas  tipo :

http://www.decathlon.pt/PT/bolsa-1-s-socorros-imperm-6778664/

Escolha um que tenha um livrete incluído (para organizar antes da saída para activação) e adicionar seus próprios artigos de socorro, tais como para tratar as bolhas dos pésl. Repelente para insectos, inflamatório,etc.

Se estiver a tomar medicamentação assegure-se de que leva consigo todos os medicamentos que são necessários , leve consigo uma pequena quantidade extra além do  o uso normal , o acréscimo é para o acaso de se atrasar no retorno.

Tome nota dos detalhes e leve escrito numa Nota consigo sobre estes medicamentos : Por exemplo para a tensão…para os diabetes … para colesterol…

Acidentes: Se por algum motivo estiver envolvido num  um acidente, certifique---se que  a vítima está a respirar   normalmentepro, cure desobstruír , de modo a não prejudicar a respiração, de seguida verifique o pulso, e de depois  de fornecer os primeiros socorros caso seja necessário. Cobrir as feridas para impedir de sangrar, mantenha vítima morna, tranquilizando-a, protegida e coberta  mas não  a deve mover do seu local pois pode haver o perigo de um ferimento na coluna (espinha), se o acidente for uma queda séria! Recorde que deve proteger-se e caso necessário, emita pedido de  ajuda.

Ligue para o  112 e para a polícia que chamará a equipa de salvamento mais próxima da montanha. Dê todo dos detalhes e não se esqueça de incluir  toda a informação necessária, a condição da vítima e uma posição exacta (referência de Longitude e Lactitude se possível). Permaneça junto ao telemóvel (ou no rádio) a menos que lhe peçam para fazer de outra maneira e não se mova da sua posição sem consultar. Se os serviços de salvamento são do tipo GNR MONTANHA o mais provável é eles procurarem ao longo das características do percurso, como : trilhos ,cursos de água, trajectos pedestres e de bike etc..

Mas se  estiver no meio do "nada", desconhecido e fora de uma comunicação, pelo menos a  tentativa para começar a « BUSCA » uma característica significativa do mapa do `. 'Desgaste cores brilhantes, o seu assobio (veja o parágrafo seguinte) e transforme seu mastro de antena do seu emissor rádio num mastro  bandeira para anunciar sua posição.  É muito importante manter, uma atitude positiva e optimista , e confiança em si e mesmo no outro, se as coisas correrem para o mal..

Abrigo /Emergência: Leve sempre consigo no formulário de emergência um abrigo da  (por exemplo uma mini tenda tipo iglo ou bivvy , blizzard ou um saco cama bothy.) Pense sempre do que precisaria se for forçado a passar uma noite fora. Leve também um apito. (O sinal de emergência é seis apitadelas repetidas em  intervalos de 1 minuto.) Eu tenho um bivvy-saco, comprinido para a dor, fósforos, um isqueiro, caixa c/ combustível sólido e duas pastilhas de hexamina, uma vela pequena,fita de PVC etc. sacos de plástico grandes , cordas e além do KIT de emergência, mais tiras reflexíveis e o meu mastro e a mochila e do rádio. Saiba como montar um, abrigo sob condições de neve  para isolar seu corpo da terra. 

Solidão: Se não tem confiança em si próprio e  é inexperiente sob condições específicas de WX ou em particular numa determinada região ou actividade, evite-a ou procure  alguém mais qualificado para o recomendar e se possível acompanhar. Alguns exemplos são: Escalada, montanhismo em superfícies geladas, locais com abundância de neve e gelo (referindo-se particularmente às condições da avalancha), nevoeiro, chuva, humidade , escuridão, terra pantanosa, pedregulhos -campo íngremes,  passagem por cursos de água, penhascos e cumes e remotos etc.

Se não se sentir seguro e sente-se vulnerável a situações destas evite agir sozinho e junte-se com outro « Activador ». O ideal para subir e activar Picos.e Cumes de grande altitude o melhor é organizar uma equipe de Três (3) « Activadores » são o ideal para melhor ultrapassar situações de emergência. Uma vítima, um companheiro e o terceiro para iniciar  a obtenção de ajuda se todos métodos restantes de um pedido de socorro falharem.

Procure conhecer  a história do cume, ou cimeira; o número de activações e um mapa ajudarão a identificar quais os picos, cumes mais fáceis e quais são os mais remotos e potencialmente perigosos.  

   

Durante Activação

Tente evitar o vento. As temperaturas em altitude são difíceis de suportar.

Comece por activar picos e cumes gradualmente.

 

Activadores

 

Se não se sentir seguro para uma Aventura na Montanha, procure outro colega . O ideal para subir e activar  picos e cumes de grande altitude o melhor é organizar uma equipe de três (3) activadores.

 

 

 

 

                                                      Copyright SOTA Portuguese Association.com 2011. All Rights Reserved.